Gestão 4.0 - Um novo modelo de Gestão.

Autor: Cesar Gomes | Publicado em 22/10/2020

Olá, vamos falar de Gestão?

O momento é de Transformação Digital e a tecnologia com suas ferramentas e recursos nunca estiveram tão presentes no mundo corporativo exigindo do empreendedor/empresário a mudar a sua forma de fazer gestão.

A Gestão 4.0 é o resultado dessa transformação e seu modelo acompanha as tendências do mercado, emprega tecnologias, conceitos e metodologias em todos os departamentos da empresa. Antes de pensar em aplicar este modelo de administração vamos entender melhor a sua origem, seus conceitos e tecnologias e descobrir o que ele traz de benefícios para a empresa.

Porque GESTÃO 4.0?

O termo surgiu da INDÚSTRIA 4.0 que faz parte da Quarta Revolução Industrial, movimento este, diretamente ligado a diversas tecnologias presentes em nosso dia a dia como o conceito de Nuvem (cloud), Inteligência Artificial e Big Data.

Qual o impacto da INDÚSTRIA 4.0?

Este modelo de indústria resulta na redução de custos, maior produtividade e uma gestão focada no cliente.

E como funciona?

Com alta tecnologia!
Toda ação é tomada de acordo com os resultados de uma análise de dados gerados por sitemas de controle. Estes sistema de controle atrávez de seus algorítmos são capazes de identificar clientes em potencial, tendências de mercado, alterações no perfil dos clientes e muitas outras informações cruciais para a sua empresa, tudo isso em larga escala.
Um prato cheio para desenvolver sua nova estratégia de mercado!

Por onde começar na Gestão 4.0?

Compreendendo os conceitos e fundamentos da Gestão 4.0, portanto, vamos a eles:

FOCO - O foco esta voltado na forma em que a empresa interage com seus clientes e fornecedores e o principal objetivo é proporcionar a melhor experiência para os stakeholders. Para isso, um novo recurso é incorporado na gestão e surge o BIG DATA com toda a sua capacidade de análise de dados sobre clientes, fornecedores, mudanças de perfil de mercado e das mais variadas informações.

OMNICHANNEL - Estar presente nas redes sociais é uma obrigação para qualquer empresa independente do modelo de gestão. O que traz o conceito de comunicação OMNICHANNEL é a ideia de desenvolver estratégias para o seu público de modo CONVERGENTE, integrando seus canais de relacionamento com o cliente e utilizando a mesma linguagem em todos eles.

PROCESSOS AUTOMATIZADOS - Não se preocupe em revolucionar seus processos, concentre-se em pequenas mudanas que são capazes de gerar melhores resultados e para isso desenvolva melhor a relação com colaboradores que através da experiência deles boas ideias podem surgir. Identifique os pontos de maior esforço produtivo e depois de filtrá-los analise quais soluções de automação podem ser aplicadas.

SETORES INTEGRADOS - Esqueça o gerenciamento segmentado por setor e comece a desenvolver novas práticas de gestão. Lembre-se que o foco é oferecer excelência na experiência do consumidor e todas as informações coletadas nos diferentes departamentos devem estar disponíveis e compartilhada entre os líderes. Incluir uma ferramenta que reúna estas informações e manter reuniões que as compartilhem é um ótimo começo.

Dando os primeiros passos:

Entender os fundamentos deste modelo de gestão é o primeiro passo e caso este conhecimento já esteja sólido a segunda etapa é conhecer as ferramentas que vão te auxiliar na administração e entender novas tecnologias e recursos como o BIG DATA que é capaz de colher a análisar milhões de dados, reuni-los e transformá-los em informações que sejam capazes de nortear nossas estratégias.
Implementar uma ferramenta de gerenciamento de dados facilitando o gerenciamento e acompanhamento das mudanças de perfil e nos traz acesso a gráficos e relatórios poderosos para a tomada de decisão.

Utilize também ferramentas de Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor (CRM) que são fontes confiáveis e unificadas sobre a sua relação com o cliente.

De olho no mercado...
Esteja atento às mudandas do mercado e ao perfil do seu cliente, cada mudança requer uma nova estratégia de comunicação e relacionamento, utilize as ferramentas de análise para captar estas mudanças e transformar a sua linguagem de acordo com a expectativa do consumidor.

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